Resultado

Amigos enxadristas,

No final de semana de 25 e 26 de outubro foi disputado o 44º Campeonato Estadual Interclubes Standard por Classes, no Tijuca Tênis Clube. O Interclubes é o torneio oficial de maior relevância e tradição para o Estado do RJ, e um momento no qual os clubes e jogadores federados se confraternizam e se reencontram. Neste ano foram 313 atletas inicialmente inscritos (19 a mais do que no ano passado), entre titulares e reservas. Destes, 294 participaram do torneio. Treze clubes enviaram representantes, totalizando 58 equipes. Foram 14 equipes na Classe A, 21 na Classe B e 23 na Classe C. O número bateu um recorde, superando o ano de 2013, quando tivemos 55 equipes disputando o torneio. Tivemos a presença de cerca de 50% dos jogadores federados de todo o Estado.

O clube campeão geral do Interclubes foi a ALEX – Associação Leopoldinense de Xadrez, consagrando o trabalho incansável de seu diretor-presidente e ex-presidente da FEXERJ, o MF Alberto Pinheiro Mascarenhas, para fomentar o xadrez de base, atrair novos talentos e trazer de volta ao xadrez antigos jogadores que estavam inativos. Na divisão por classes, a equipe campeã da Classe A foi a do Fluminense Football Club (FFC). Na Classe B, tivemos a própria ALEX como campeã e na Classe C, a ASP Club Municipal (CMUN), consagrando também o trabalho dos coordenadores técnicos Paulo Fernando de Lima Rodrigues (FFC) e Selmo Bastos Pinto (CMUN).

Menção honrosa também deve ser dada para a Academia de Xadrez de Campos, que trouxe ao torneio um número expressivo de equipes (nove no total), superando as dificuldades da distância, logística de transporte e de custos. Na Classe C, temos a destacar a presença de várias equipes compostas exclusivamente de crianças. Na ALEX, por exemplo, o garoto norueguês Martin Oksendal fez sua estréia em torneios oficiais com 100% de aproveitamento, sendo o único jogador com 6.0 pontos em 6.0 possíveis. Sua equipe, composta por outros jogadores talentosos (Lanxin Zhong, Daniel Eidelman, Guilherme Coelho e Samuel Batista) ficou em 4º lugar na Classe C. Parabéns aos nossos futuros mestres.

Na cerimônia de encerramento, foram diplomados os árbitros Beatriz Camporez da Silva, Leonardo Mussel e André Kemper Baptista, todos da última turma do curso de árbitros da FEXERJ. Kemper disputou defendendo o NXN, enquanto os dois primeiros fizeram parte da equipe de arbitragem, que contou com outros 4 árbitros, sendo estes os AI Marcelo Einhorn e AI Rafael Rafic Roncoli Jerdy, o AA Marcos Luciano Martins Pereira e o AD Marcos Roberto Mendonça Maria Coutinho. A FEXERJ agradece a todos e parabeniza aos árbitros por sua performance impecável.

A FEXERJ agradece igualmente à diretora da prova, Srª Karina Abrahim, pela atuação sempre zelosa para que tudo transcorresse dentro da normalidade, resolvendo todos os problemas que se apresentaram. A Vice-Presidente do Interior, Srª Fernanda Toledo, dirigente da AXC, conseguiu também, simultaneamente, dar apoio à organização do torneio e às suas equipes, motivo pelo qual seu esforço é digno de nota. Demais diretores da FEXERJ também auxiliaram na organização, havendo espaço para que também eventualmente disputassem algumas rodadas defendendo seus respectivos clubes.

A conduta esportiva dos jogadores também merece destaque com um número mínimo de incidentes. A permanência dos jogadores no salão de jogo é uma barreira cultural a ser vencida, uma vez que encerrada a partida, o jogador se converte em expectador (ou torcedor). É esperado que os torcedores respeitem os códigos de postura e não atrapalhem as partidas em andamento, mantendo igualmente uma distância apropriada das mesas onde as partidas estão em andamento. Em um torneio do porte do Interclubes, infelizmente, como isso não é praxe (algumas pessoas não respeitam a distância, interferem nas partidas, etc.) e o fluxo de pessoas é muito grande, apenas os capitães foram autorizados a permanecer.

Há o espaço da torcida e o dos jogadores, e é preciso que se evolua nesse sentido a fim de tornar o esporte cada vez mais sério. Recebemos queixas de jogadores que foram prejudicados devido ao barulho, apesar de termos reforçado a vigilância para retirar do salão todos aqueles que não estavam mais disputando as rodadas. Eventualmente, a FEXERJ se desculpa por eventuais excessos que possam ter ocorrido, mas as regras aplicadas seguiram estritamente os protocolos recomendados pela FIDE.

Classe A
Colocação Clube Match points Game points
1 FFC-A01 11.0 17.5
2 NXN-A01 9.0 15.5
3 TTC-A01 8.0 15.5

Classe B
Colocação Clube Match points Game points
1 ALEX-B01 11.0 17.5
2 FFC-B01 10.0 17.5
3 TTC-B01 9.0 15.0

Classe C
Colocação Clube Match points Game points
1 CMUN-C01 11.0 17.0
2 NXN-C01 10.0 16.0
3 AFLUX-C01 8.0 15.5

O resultado geral deu a vitória à ALEX. Em segundo lugar ficou o FFC. Em terceiro lugar, o NXN. Confira a tabela abaixo.

Resultado geral

Colocação Clube A B C Total
1 ALEX 4 1 4 9
2 FFC 1 2 8 11
3 NXN 2 12 2 16
4 CMUN 8 9 1 18
5 TTC 3 3 13 19
6 AXC 10 5 5 20
7 FABOM 7 7 7 21
8 AFLUX 13 14 3 30

 

Observações: Para disputar o Troféu Interclubes Geral, é requerido que o clube coloque, no mínimo, uma equipe em cada classe. Neste Interclubes, nove clubes enquadraram-se nesse critério. Além disso, pelo menos uma equipe de cada classe deve concluir o torneio, sem que haja dispensa ou exclusão durante o mesmo (Art. 23 do RGCO). Os pontos obtidos em cada classe (A, B e C) são atribuídos de acordo com a colocação (1ª colocação = 1 ponto; 2ª colocação = 2 pontos; e assim sucessivamente). Se um clube colocar duas ou mais equipes em uma classe, serão atribuidos os pontos de acordo com a colocação da equipe do clube que obtiver o melhor desempenho. A colocação final é definida pela menor soma dos três coeficientes (Coluna Total).

 

Os jogadores com maior percentual de aproveitamento nas três classes, em suas respectivas mesas, e que conquistaram as medalhas de melhor tabuleiro, foram:

Classe A
Mesa Jogador Equipe Pontos
1 MI Eduardo Thelio da Silva Limp ALEX-A01 5.0/6.0
2 MF Daniel Rangel FFC-A01 4.0/6.0
3 MF José Eduardo Bastos de Oliveira Maia FFC-A02 4.5/6.0
4 Eduardo Henrique José da Silva Duarte AXC-A01 5.0/5.0
Classe B
Mesa Jogador Equipe Pontos
1 Givanildo José Duarte de Lira AFLUX-B02 5.0/6.0
2 Diego Lucio Villela Pereira ALEX-B01 5.0/6.0
3 Alexandre Souza de Jesus FFC-B02 4.5/6.0
4 Luciano Correa Soares AXC-B02 5.0/6.0
Classe C
Mesa Jogador Equipe Pontos
1 Thiago Lopes Verbicário dos Santos NXN-C01 5.5/6.0
2 Sergio José Xavier de Mendonça FFC-C01 5.0/6.0
3 Oscar Saraiva Tiburcio FABOM-C02 4.5/6.0
4 Martin Oksendal ALEX-C01 6.0/6.0

No tocante à organização do evento, há que se destacar também a importante ajuda prestada pelo Diretor de Xadrez do TTC, Sr. Reynaldo Soares Velloso, e pelo Sr. Eugenio Laginestra Tumiati, nos dias que antecederam o evento, bem como a gerência e a equipe de funcionários do TTC que colaboraram para que tudo transcorresse sem problemas.

Destaque especial também para o fotógrafo oficial do Interclubes, Sr. Leonardo Mano, que realizou gratuitamente a cobertura fotográfica do evento. Nossos agradecimentos a este profissional que há alguns anos nos acompanha.

Por fim, temos que agradecer aos jogadores que mais uma vez acreditaram no trabalho da FEXERJ e abrilhantaram o torneio com alegria e vontade de vencer. Parabéns a todos os clubes, dirigentes, atletas e demais responsáveis por todo o esforço e dedicação.


Para maiores informações, consultem o site Chess Results (links abaixo):


Fotos do evento podem ser obtidas no Instagram da FEXERJ e no Facebook:

Instagram @fexerj.oficial
Facebook https://www.facebook.com/fexerj

#eujogoxadrez
#eunafexerj
#fexerj2019
#esportedainteligencia
#xadrezrj