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46º CAMPEONATO INTERCLUBES – 2023
Standard – Classes A, B e C

Realização:FEXERJ – FEDERAÇÃO DE XADREZ DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
Apoio:ASP CMUN – ASSOCIAÇÃO DOS SERVIDORES PÚBLICOS CLUB MUNICIPAL
Diretor do torneio:Elizeu Santiago Tavares de Souza (elizeusantiago@hotmail.com)
Arbitragem:IA Marcelo Einhorn (marceloeinhorn@ig.com.br) e auxiliares.
Objetivos:
  • Desenvolver a prática do xadrez no Estado do Rio de Janeiro;
  • Promover a movimentação do Rating FEXERJ;
  • Incrementar o intercâmbio entre os clubes filiados;
  • Apontar os Campeões Estaduais de cada categoria e o Campeão Geral Interclubes;
  • Contribuir para o cálculo da Taça Eficiência 2023 (Art. 38, I do RGCO);
  • Contribuir para o Troféu Destaque 2023 (Art. 40 c/c Art. 38, I do RGCO).
Data:06 e 07 de janeiro de 2024.
Local:ASP Club Municipal – Salão do 6º Andar. R. Haddock Lobo, 359 – Tijuca, Rio de Janeiro – RJ, 20260-130.
Taxa de inscrição:

Valor normal: R$200,00 (duzentos reais).

Cada entidade regularmente em dia com suas obrigações financeiras terá direito à inscrição de uma equipe gratuita. Isso significa que o clube deverá estar com a sua anuidade de 2023 quitada e sem nenhuma pendência de pagamento de registro de atletas junto à FEXERJ.

Prazo para inscrição:29.12.2023 às 24h, não sendo aceitos pedidos de inclusão ou alteração das equipes, depois do encerramento do prazo. Participação limitada ao máximo de 60 equipes.
Como se inscrever:

Os depósitos relativos aos valores de inscrição de equipes deverão ser efetuados na conta corrente da FEXERJ ou em dinheiro. A chave pix é o CNPJ da FEXERJ:

Banco:756 – BANCO COOPERATIVO DO BRASIL S.A. (BANCOOB/SICOOB)
Agência:5631
Conta:1.000.862-4
CNPJ:29.511.789/0001-27

Os formulários de inscrição (Anexo I) e comprovantes de depósito deverão ser enviados para os e-mails inscricoes@fexerj.org.br e marceloeinhorn@ig.com.br.

Sugere-se consultar a Diretoria da FEXERJ previamente, antes de se realizar o pagamento das inscrições.

Deve ser utilizado um formulário para cada equipe, assinado unicamente por um representante legal da entidade, informando a relação dos participantes e o responsável (capitão), que deve ser maior de 18 anos e não filiado regularmente por outra entidade.

As equipes da mesma entidade serão numeradas de acordo com o rating médio da equipe, que será calculado levando-se em conta os ratings dos 4 jogadores mais fortes da equipe.

Composição das equipes:

Os participantes deverão estar OBRIGATORIAMENTE listados na tabela de rating disponível no endereço https://fexerj.org.br/rating/, sendo a lista-base para o enquadramento de rating, a última lista publicada pela FEXERJ.

Cada equipe será composta obrigatoriamente por 4 titulares, com no mínimo 1 e no máximo 2 reservas.

Para as classes A e B, será permitida a inscrição de atletas com rating, no máximo 100 (cem) pontos abaixo do rating mínimo da respectiva classe, desde que com a inclusão dos jogadores, a média de rating dos 4 jogadores mais fortes permaneça dentro da faixa de rating da classe.

Sistema:

Suíço em 6 rodadas ou Schüring (se menos de 7 equipes inscritas) pelo Swiss Manager.

OBS.: Duas equipes da mesma entidade (da mesma categoria) não devem ser emparceiradas entre si na última rodada pelo Sistema Suíço, exceto se não houver outro emparceiramento possível (não restar outro adversário a alguma delas).

Tempo de reflexão:Para todas as classes: 30 min + 30s de bônus desde o 1º lance para cada jogador.
Programação:
Congresso Técnico:06.01.2024 12:30h
1ª rodada:06.01.2024 13:30h
2ª rodada:06.01.2024 16:00h
3ª rodada:06.01.2024 18:30h
4ª rodada:07.01.2024 10:00h
5ª rodada:07.01.2024 13:30h
6ª rodada:07.01.2024 16:00h
Encerramento:Após o encerramento da última rodada

OBS: As súmulas de emparceiramento estarão disponíveis, nas mesas, 10 minutos antes de cada rodada.

É previsto pelo menos 15 minutos de emparceiramento entre as rodadas. Os horários de início das rodadas intermediárias (2ª, 3ª, 5ª e 6ª e o encerramento) poderão sofrer atraso em função de alguma partida afetada pelo acréscimo.

Tolerância:A tolerância será de 30 minutos após o árbitro principal anunciar o início da rodada.
Material:

O fornecimento do material esportivo (peças e relógios) é da responsabilidade dos competidores. Cada equipe tem que fornecer o material nas mesas designadas para jogar de brancas. Na Classe A, TODOS os relógios deverão ser digitais com possibilidade de configurar o acréscimo de bônus. A FEXERJ proverá os tabuleiros, mesas, cadeiras e planilhas.

O tempo de atraso por falta de material será descontado do tempo de reflexão nestas mesas e acarretará na perda do ponto depois do horário de tolerância, descontado atraso eventual pela escalação da equipe.

Escalação:

A escalação das equipes tem que ser feita obrigatoriamente em ordem decrescente de Rating FEXERJ de seus integrantes.

Jogadores de mesmo rating podem alternar a ordem de escalação entre si durante a competição. Jogadores “unrated” na Classe C equivalem a 1000, mas devem ser escalados abaixo de todos os jogadores “rated”.

Se o responsável pela equipe não puder comparecer a alguma das rodadas, a súmula deverá ser assinada por alguém maior de 18 anos, não filiado regularmente a outra entidade, que será considerado o responsável pela equipe para aquela rodada.

O tempo de atraso no preenchimento completo da súmula com a escalação definitiva da equipe e assinatura do responsável será descontado do tempo de reflexão de toda a equipe. Após a entrega da súmula, que não poderá ser retificada, o árbitro anotará o tempo de cada equipe a ser descontado e só então serão iniciadas depois do ajuste dos relógios pelo árbitro. Tabuleiros vazios poderão ser riscados (conta como WO) para evitar o desconto. As planilhas de W.O. deverão ser entregues à arbitragem.

As equipes de BYE, deverão aguardar o início da rodada para assinar a súmula respectiva na presença do árbitro.

A correta escalação da equipe é de responsabilidade do responsável pela equipe (capitão). Um erro na escalação acarretará a perda do ponto nos tabuleiros prejudicados, se confirmado pelo árbitro, antes que a partida termine de outra forma.

Responsável da equipe:

Todos os responsáveis designados deverão estar presentes no Congresso Técnico. A ausência pressupõe ciência prévia das regras especificadas abaixo.

As principais atribuições do capitão (responsável) são:

  • Preenchimento das súmulas com a escalação antes de iniciar as partidas (caso a escalação não esteja preenchida e assinada antes do início da rodada o tempo desta equipe será descontada);
  • Conferência dos resultados de cada tabuleiro após o final das partidas;
  • Responder pela equipe nos casos solicitados pelo árbitro;
  • Apresentar recursos ou protestos em nome de seus jogadores, contra as decisões do árbitro de acordo com as regras da FIDE, ou este regulamento do torneio.

As seguintes regras se aplicam ao capitão (responsável) durante o jogo:

  • Está autorizado a sair ou reentrar no local de jogo somente com a permissão do árbitro;
  • Ele (e qualquer jogador) não deve ficar atrás da equipe adversária durante o jogo;
  • Se desejar falar com um de seus jogadores, deverá primeiro abordar o árbitro. Deve então falar com o jogador na presença de um árbitro, usando uma linguagem que o árbitro possa entender. O mesmo procedimento deve ser seguido se um jogador precisar falar com ele. O jogador não está absolutamente obrigado a aceitar a posição do capitão e este não pode agir em nome de um jogador em seu jogo em nenhuma hipótese. O jogador deve ter a palavra final sobre a condução de seu próprio jogo;
  • Ele não tem o direito de aconselhar os jogadores de sua equipe a fazer ou aceitar uma oferta de empate. Não deve discutir qualquer posição em nenhum tabuleiro durante o jogo;
  • Qualquer informação transmitida por um árbitro a ele será automaticamente considerada como tendo sido transmitida a todos os seus jogadores e eventuais responsáveis em alguma rodada específica.

Todos os jogadores, exceto o responsável, deverão se retirar do local de jogo, com seu respectivo material, em até 5 minutos depois de terminada a sua partida e os resultados entregues ao árbitro. O responsável deverá ficar somente na área de sua categoria.

A arbitragem poderá considerar derrota dupla (0x0), em caso de ausência de resultados. Após a rodada, tais resultados não serão modificados.

Pontuação:

Os resultados serão conferidos pelo “Ponto Global” (2, 1, 0).

Emparceirada pelo Sistema Suíço, a equipe BYE receberá 2,000 pontos, devendo apresentar súmula assinada pela equipe completa dentro do tempo regulamentar para obter os pontos centesimais.

A equipe que perder por W.O. (incluindo BYE) nos 4 tabuleiros será sumariamente excluída da competição. A equipe que apresentar um único competidor (incluindo BYE) numa rodada será emparceirada na rodada seguinte, mas será eliminada em caso de repetição desta condição em uma das rodadas subsequentes.

Para se habilitar a disputar o Troféu Interclubes Geral, é requerido que o clube coloque, no mínimo, uma equipe em cada classe (A, B e C). Além disso, pelo menos uma equipe do clube, em todas as classes, deverá finalizar o torneio, sem que haja dispensa ou exclusão durante o mesmo (Art. 23 do RGCO).

Para cada classe, serão atribuídos ao clube, os pontos obtidos de acordo com a colocação da sua equipe de melhor desempenho: 1º lugar = 1 ponto; 2º lugar = 2 pontos; 3º lugar = 3 pontos; e assim sucessivamente, formando-se 3 coeficientes (A, B e C) para cada clube.

O Campeão Geral do Interclubes será o clube que obtiver a MENOR SOMA dos três coeficientes.

Empatando, prevalece sequencialmente, a melhor colocação absoluta obtida, independente da classe. O título e o troféu correspondente não serão considerados quando nenhuma associação atingir os requisitos.

Critérios de desempate:

Serão utilizados os seguintes critérios de desempate:

  1. Pontos parciais (1);
  2. Confronto Direto (14);
  3. Sonneborn Berger Olimpico Corte 1 Chennai (74);
  4. Soma de Pontos Globais Corte1 Chennai (75);
  5. Desempate por ordem decrescente de tabuleiro (1º, 2º, 3º e 4º).

No caso do sistema Schüring, os itens “c” e “d” serão substituídos por:

  1. Sonneborn Berger Olimpico Total (67);
  2. Soma de Pontos Globais (48).
Premiação:

Serão entregues:

  • Troféu Interclubes Geral para a equipe que obtiver o melhor desempenho conforme a cláusula “Premiação” acima;
  • Troféus para as 3 primeiras equipes colocadas em cada classe e medalhas para os seus participantes (titulares e reservas);
  • Medalhas para o melhor desempenho geral de cada tabuleiro de cada classe, a ser apurado pelo software Swiss Manager.
Sanções Disciplinares:

Infrações disciplinares contra determinações deste regulamento ou por atitudes não condizentes com a prática desportiva poderão ser punidas conforme abaixo (Art. 12.9 das Leis) sem prejuízo as consequências individuais ou por equipe para o emparceiramento:

  1. Advertência formal;
  2. Acréscimo de tempo para o adversário ou para a equipe adversária;
  3. Perda do ponto da partida ou de até todas as partidas do match;
  4. Suspensão por um match de um ou mais jogadores de uma equipe;
  5. Exclusão de um jogador ou de uma equipe;
  6. Exclusão de uma entidade (todas as equipes).

A arbitragem aplicará a penalidade de acordo com a gravidade da infração e conforme as recomendações da FIDE.

Recursos:

Recursos contra decisões da arbitragem deverão ser feitos por escrito até o término da rodada, assinados pelo responsável pela equipe e dirigidos ao Conselho de Árbitros, acompanhada de taxa de R$200,00 (duzentos reais), que serão devolvidos em caso de aceitação do recurso.

Não serão aceitos recursos contra decisão da arbitragem quanto ao Final Acelerado (Diretriz III das Leis da FIDE).

Observações:

O porte de telefone celular ou outros meios eletrônicos de comunicação no local de jogos só é permitido em sacolas e mochilas, completamente desligado e fora do corpo. Se qualquer dispositivo produzir um som, o jogador perderá a partida.

É expressamente proibido o ingresso e permanência nas dependências do local do evento com vestimenta ou acessórios (mochila, broche ou pin, adesivo, máscaras, bandeiras, etc.) alusivos a qualquer ideologia política. A arbitragem poderá advertir os infratores durante a competição conforme o Art. 12.9 das Leis da FIDE.

Somente será permitida filmagem durante os 10 minutos iniciais de cada rodada.

Os casos omissos serão resolvidos pela arbitragem e pela direção do evento.

Para evitar aglomeração, os jogadores não deverão circular ou parar em outras mesas e ao término de suas partidas, devendo comunicar o resultado para a arbitragem, recolher o material e se retirar do salão de jogos. Somente os respectivos responsáveis pelas equipes (na área da categoria) e pela entidade poderão permanecer enquanto suas equipes estiverem jogando.

Não será permitido comer ou beber no salão de jogos.

Uso de imagem:

Os participantes e o público autorizam e cedem o direito de uso de seu nome, voz e imagem para a utilização em toda a mídia impressa e eletrônica para a divulgação sem nenhum ônus e por prazo indeterminado.


Clique para fazer o download do Anexo I (ficha de inscrição)

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