Foi realizado nos dias 21 e 22 de maio, o Campeonato do Interior Absoluto de 2022 da FEXERJ, contando com a participação de 46 jogadores, sendo 3 desistências. Organizado com o apoio da equipe do Núcleo de Xadrez Niterói – NXN, e mediante a cessão gratuita do espaço pelo Clube Português de Niterói, aos quais a FEXERJ agradece de antemão, o torneio teve como destaques: a utilização de relógios digitais cedidos pela organização do torneio; mesas e cadeiras confortáveis, com toalhas de pano; frutas e café disponibilizados aos participantes, tudo no intuito de oferecer o máximo conforto aos jogadores que nos honraram prestigiando o evento. A FEXERJ agradece ao diretor da prova, AA Andrey Menezes Czertok, ao árbitro, AD Andre Kemper Baptista e a todos os jogadores que prestigiaram o evento.
O Vice-Presidente Arbitral da FEXERJ, Marcelo Einhorn, da HSCER, sagrou-se campeão invicto com 5.0 pontos em 6.0 possíveis. Em segundo e terceiro lugares ficaram, respectivamente o MN Milton Kasuo Okamura (Vice-Presidente Geral da FEXERJ), também invicto; e Gilvan Nobrega dos Santos. Ambos os jogadores são atletas do NXN. Além disso, os três primeiros colocados ficaram com o mesmo número de pontos (5.0 pontos em 6.0), sendo o torneio decidido nos critérios de desempate, o que atesta a dificuldade do torneio e o nível de competitividade. A medalha de “Melhor Classe B” foi para o jogador Enzo Carvalho Damasceno, do NXN, que fez 4.5 pontos. A de melhor “Classe C”, foi para o jogador Luiz Felipe Xavier Alves, representando o município de Nova Iguaçu, com 3.0 pontos.
Ao final do torneio, o Mestre FIDE José Costa Fernandes Jr., que brindou-nos com a sua presença, realizou o sorteio do livro “Escalada de um Campeão – Bobby Fischer – 1970-1972”, de sua co-autoria e que foi sorteado para o Presidente da FEXERJ, Luiz Antonio Bardaro Manzi. Agradecemos a ele pelo apoio e pela sua presença no evento, que dignifica o xadrez.
Classificaram-se para o Estadual Absoluto vinte e dois jogadores que atingiram o índice mínimo de 3.5 pontos, a saber:
- Marcelo Einhorn – HSCER
- Milton Kasuo Okamura – NXN
- Gilvan Nobrega dos Santos – NXN
- Alexandre Ferreira Campos – AFLUX
- Enzo Carvalho Damasceno – NXN
- Deris Eduardo Spina – NXN
- Kaio Vinicius da Trindade Nascimento – CFCSN
- Luiz Antonio Bardaro Manzi – TTC
- Felipe Gambini Fernandes – NXN
- Lukas Martins Rosa Santos de Paula – CFCSN
- Sergio Patricio de Oliveira – TTC
- Alexandre Pacheco Saraiva – NXN
- Gustavo da Silva Mendes Manoel – CMUN
- Israel Marcos Marinho Almeida – CMUN
- Vinicius Furtado Senna – ALEX
- Marco de Castro Coutinho – JTC
- Luiz Francisco da Silva Barbosa – CFCSN
- Pedro Henrique Correa de Albuquerque – NXN
- Thiago Lopes Verbicario dos Santos – NXN
- Marcio Rosa Fernandes – NXN
- Nicolas Daniel da Trindade Nascimento – CFCSN
- Joao Manoel Strauss Fernandes – ALEX
Os jogadores que não atingiram o índice mínimo para o Estadual Absoluto ainda poderão jogar o Carioca Absoluto, cuja inscrição já encontra-se aberta, a fim de tentar obter o índice necessário.
Veja aqui a classificação final no Chess-Results: https://chess-results.com/tnr633998.aspx?lan=10&art=1&rd=6&turdet=YES&flag=30
Siga o Instagram da FEXERJ e o Facebook:
@fexerj.oficial | ||
https://www.facebook.com/fexerj |