45º CAMPEONATO INTERCLUBES – 2022Standard – Classes A, B e C |
Realização: | FEXERJ – Federação de Xadrez do Estado do Rio de Janeiro | ||||||||||||||||
Apoio: | TTC – Tijuca Tênis Clube | ||||||||||||||||
Direção: | Luiz Antonio Bardaro Manzi (luiz.manzi@gmail.com) | ||||||||||||||||
Arbitragem: | IA Marcelo Einhorn (marceloeinhorn@ig.com.br) e auxiliares. | ||||||||||||||||
Objetivos: |
| ||||||||||||||||
Data: | 17 e 18 de setembro de 2022. | ||||||||||||||||
Local: | Salão Nobre do Tijuca Tênis Clube. R. Conde de Bonfim, 451 – Tijuca, Rio de Janeiro – RJ (entrada pela portaria lateral, R. Abelardo Chacrinha Barbosa, do estacionamento do Rabicho da Tijuca). | ||||||||||||||||
Taxa de inscrição: | Os valores de inscrição serão estabelecidos de acordo com os tipos de equipes a se inscreverem, podendo ser estas de três tipos:
Valor integral: R$250,00 (duzentos e cinquenta reais). Este valor aplica-se às inscrições de equipes do tipo 3, e dará direito a dois cupons de desconto para inscrições posteriores. Valor com desconto (50%): R$125,00 (cento e vinte e cinco reais). Este valor aplica-se às inscrições de equipes dos tipos 1 e 2, e dará direito a um cupom de desconto para inscrições posteriores. Gratuidade para os clubes adimplentes com suas obrigações estatutárias: Cada entidade REGULARMENTE EM DIA COM SUAS OBRIGAÇÕES FINANCEIRAS terá direito a uma equipe gratuita de qualquer tipo. A inscrição de equipes gratuitas não dará direito a cupons de desconto. Cupons de desconto obtidos com a inscrição de equipes: Para cada 6 cupons de desconto acumulados com a inscrição de equipes, o clube poderá inscrever gratuitamente uma equipe do tipo 3. Para cada 3 cupons de desconto acumulados com a inscrição de equipes, o clube poderá inscrever gratuitamente uma equipe dos tipos 1 ou 2. Obs.: Os cupons não utilizados para a inscrição de equipes não poderão ser aproveitados para os eventos futuros como créditos. Em caso de dúvidas quanto ao valor a ser pago, as mesmas poderão ser dirimidas por meio do e-mail destinado às inscrições. | ||||||||||||||||
Prazo para inscrição: | 03.09.2022 às 24h, não sendo aceitos pedidos de inclusão ou alteração das equipes, depois do encerramento do prazo (Art. 21,§1º do RGCO). | ||||||||||||||||
Como se inscrever: | Os depósitos relativos aos valores de inscrição de equipes deverão ser efetuados na conta corrente da FEXERJ. A chave pix é o CNPJ da FEXERJ:
Os formulários de inscrição (Anexo I) e comprovantes de depósito deverão ser enviados para os e-mails inscricoes@fexerj.org.br e marceloeinhorn@ig.com.br. Deve ser utilizado um formulário para cada equipe, assinado unicamente por um representante legal da entidade, informando a relação dos participantes e o responsável (capitão), que deve ser maior de 18 anos e não filiado regularmente por outra entidade. As equipes da mesma entidade serão numeradas de acordo com o rating médio da equipe, que será calculado levando-se em conta os ratings dos 4 jogadores mais fortes da equipe. | ||||||||||||||||
Composição das equipes: | Conforme decisão aprovada na AGO de 05.02.2022, os participantes terão que constar OBRIGATORIAMENTE da lista de Rating FEXERJ de Julho/2022, e deverão estar devidamente vinculados à entidade que irão representar. Os jogadores que se transferirem de clube, se reativarem ou se registrarem na FEXERJ pela primeira vez após a publicação da referida lista de rating estarão excluídos do Interclubes. Cada equipe será composta de no mínimo 4 titulares e até 2 reservas, sendo permitida, para as classes A e B, a inscrição de atletas com rating, no máximo 100 (cem) pontos abaixo do rating mínimo da respectiva classe, desde que com a inclusão dos jogadores, a média de rating dos 4 jogadores mais fortes permaneça dentro da faixa de rating da classe. | ||||||||||||||||
Sistema: | Suíço em 6 rodadas ou Schüring (se menos de 7 equipes inscritas) pelo Swiss Manager. OBS.: Duas equipes da mesma entidade (da mesma categoria) não devem ser emparceiradas entre si na última rodada pelo Sistema Suíço, exceto se não houver outro emparceiramento possível (não restar outro adversário a alguma delas). | ||||||||||||||||
Tempo de reflexão: | Classe A: 30 min + 30s de bônus desde o 1º lance para cada jogador. Classes B e C: 1:00h em FA para cada jogador. | ||||||||||||||||
Programação: |
OBS: As súmulas de emparceiramento estarão disponíveis, nas mesas, 10 minutos antes de cada rodada. É previsto pelo menos 15 minutos de emparceiramento entre as rodadas. Os horários das rodadas intermediárias (2ª, 3ª, 5ª e 6ª e o encerramento) poderão sofrer atraso em função de alguma partida afetada pelo acréscimo. | ||||||||||||||||
Tolerância: | A tolerância será de 30 minutos após o árbitro principal anunciar o início da rodada. | ||||||||||||||||
Material: | O fornecimento do material esportivo (peças e relógios) é da responsabilidade dos competidores. Cada equipe tem que fornecer o material nas mesas designadas para jogar de brancas. Na Classe A, TODOS os relógios deverão ser digitais com possibilidade de configurar o acréscimo de bônus. A FEXERJ proverá os tabuleiros, mesas, cadeiras e planilhas. O tempo de atraso por falta de material será descontado do tempo de reflexão nestas mesas e acarretará na perda do ponto depois do horário de tolerância, descontado atraso eventual pela escalação da equipe. | ||||||||||||||||
Escalação: | A escalação das equipes tem que ser feita obrigatoriamente em ordem decrescente de Rating FEXERJ de seus integrantes. Jogadores de mesmo rating podem alternar a ordem de escalação entre si durante a competição. Jogadores “unrated” na Classe C equivalem a 1000, mas devem ser escalados abaixo de todos os jogadores “rated”. Se o responsável pela equipe não puder comparecer a alguma das rodadas, a súmula deverá ser assinada por alguém maior de 18 anos, não filiado regularmente a outra entidade, que será considerado o responsável pela equipe para aquela rodada. O tempo de atraso no preenchimento completo da súmula com a escalação definitiva da equipe e assinatura do responsável será descontado do tempo de reflexão de toda a equipe. Após a entrega da súmula, que não poderá ser retificada, o árbitro anotará o tempo de cada equipe a ser descontado e só então serão iniciadas depois do ajuste dos relógios pelo árbitro. Tabuleiros vazios poderão ser riscados (conta como WO) para evitar o desconto. As planilhas de W.O. deverão ser entregues à arbitragem. As equipes de BYE, deverão aguardar o inicio da rodada para assinar a sumula respectiva na presença do árbitro. A correta escalação da equipe é de responsabilidade do responsável pela equipe (capitão). Um erro na escalação acarretará a perda do ponto nos tabuleiros prejudicados, se confirmado pelo árbitro, antes que a partida termine de outra forma. | ||||||||||||||||
Responsável da equipe: | Todos os responsáveis designados deverão estar presentes no Congresso Técnico. A ausência pressupõe ciência prévia das regras especificadas abaixo. As principais atribuições do capitão (responsável) são:
As seguintes regras se aplicam ao capitão (responsável) durante o jogo:
Todos os jogadores, exceto o responsável, deverão se retirar do local de jogo, com seu respectivo material, em até 5 minutos depois de terminada a sua partida e os resultados entregues ao árbitro. O responsável deverá ficar somente na área de sua categoria. A arbitragem poderá considerar derrota dupla (0x0), em caso de ausência de resultados. Após a rodada, tais resultados não serão modificados. | ||||||||||||||||
Pontuação: | Os resultados serão conferidos pelo “Ponto Global” (2, 1, 0). Emparceirada pelo Sistema Suíço, a equipe BYE receberá 2,000 pontos, devendo apresentar súmula assinada pela equipe completa dentro do tempo regulamentar para obter os pontos centesimais. A equipe que perder por W.O. (incluindo BYE) nos 4 tabuleiros será sumariamente excluída da competição. A equipe que apresentar um único competidor (incluindo BYE) numa rodada será emparceirada na rodada seguinte, mas será eliminada em caso de repetição desta condição em uma das rodadas subsequentes. Para se habilitar a disputar o Troféu Interclubes Geral, é requerido que o clube coloque, no mínimo, uma equipe em cada classe (A, B e C). Além disso, pelo menos uma equipe do clube, em todas as classes, deverá finalizar o torneio, sem que haja dispensa ou exclusão durante o mesmo (Art. 23 do RGCO). Para cada classe, serão atribuídos ao clube, os pontos obtidos de acordo com a colocação da sua equipe de melhor desempenho: 1º lugar = 1 ponto; 2º lugar = 2 pontos; 3º lugar = 3 pontos; e assim sucessivamente, formando-se 3 coeficientes (A, B e C) para cada clube. O Campeão Geral do Interclubes será o clube que obtiver a MENOR SOMA dos três coeficientes. Empatando, prevalece sequencialmente, a melhor colocação absoluta obtida, independente da classe. O título e o troféu correspondente não serão considerados quando nenhuma associação atingir os requisitos. | ||||||||||||||||
Critérios de desempate: | Serão utilizados os seguintes critérios de desempate:
No caso do sistema Schüring, os itens “c” e “d” serão substituídos por:
| ||||||||||||||||
Premiação: | Serão entregues:
| ||||||||||||||||
Sanções Disciplinares: | Infrações disciplinares contra determinações deste regulamento ou por atitudes não condizentes com a prática desportiva poderão ser punidas conforme abaixo (Art. 12.9 das Leis) sem prejuízo as consequências individuais ou por equipe para o emparceiramento:
A arbitragem aplicará a penalidade de acordo com a gravidade da infração e conforme as recomendações da FIDE. | ||||||||||||||||
Recursos: | Recursos contra decisões da arbitragem deverão ser feitos por escrito até o término da rodada, assinados pelo responsável pela equipe e dirigidos ao Conselho de Árbitros, acompanhada de taxa de R$200,00 (duzentos reais), que serão devolvidos em caso de aceitação do recurso. Não serão aceitos recursos contra decisão da arbitragem quanto ao Final Acelerado (Diretriz III das Leis). | ||||||||||||||||
Observações: | O porte de telefone celular ou outros meios eletrônicos de comunicação no local de jogos só é permitido em sacolas e mochilas, completamente desligado e fora do corpo. Se qualquer dispositivo produzir um som, o jogador perderá a partida. É expressamente proibido o ingresso e permanência nas dependências do local do evento com vestimenta ou acessórios (mochila, broche ou pin, adesivo, máscaras, bandeiras, etc.) alusivos a qualquer ideologia política. A arbitragem poderá advertir os infratores durante a competição conforme o Art. 12.9 as Leis da FIDE. Somente será permitida filmagem durante os 10 minutos iniciais de cada rodada. Os casos omissos serão resolvidos pela arbitragem e pela direção do evento. Para evitar aglomeração, os jogadores não deverão circular ou parar em outras mesas e ao término de suas partidas, devendo comunicar o resultado para a arbitragem, recolher o material e se retirar do salão de jogos. Somente os respectivos responsáveis pelas equipes (na área da categoria) e pela entidade poderão permanecer enquanto suas equipes estiverem jogando. Não será permitido comer ou beber no salão de jogos. | ||||||||||||||||
Uso de imagem: | Os participantes e o público autorizam e cedem o direito de uso de seu nome, voz e imagem para a utilização em toda a mídia impressa e eletrônica para a divulgação sem nenhum ônus e por prazo indeterminado. |
Clique para fazer o download do Anexo I (ficha de inscrição)