Taxa anual de Atleta (TAA) – Esclarecimentos
Este texto tem o intuito de esclarecer e orientar clubes, dirigentes e principalmente os enxadristas do estado do RJ na interpretação e adequação à Taxa Anual de Atleta (TAA).
Ver seu texto literal em REGULAMENTO GERAL DA FEXERJ (RGTJ) versão aprovada em AGO de 6/1/13 e publicada em www.fexerj.org.br em “Documentos ; Regim./Regulamentos” à pág. 15, capítulo IV, artigos 9 e 10. A seguir, alguns conceitos importantes da TAA:
1 – Para jogar torneios oficiais da FEXERJ, com exceção do Interclubes A, B e C e gratuitos, é mandatório para qualquer enxadrista federado o pagamento da TAA antes do primeiro evento a ser jogado por ele no ano corrente. O valor da TAA 2013 é de R$ 20,00, cujas isenções serão explicadas no item 2 seguinte.
Exemplificando a prática da TAA:
Se um atleta federado desejar jogar o Estadual Popular de Verão de 2013 nos dias 2 e 3 de fevereiro próximo, ANTES do início deste torneio tem de pagar a TAA e avisar nosso Vice Administrativo sr. Sérgio Dias (email admfexerj2012.2015@gmail.com) para ficar “habilitado”. Em seguida deve pagar a inscrição do torneio, conforme orientações do seu folder.
Caso este mesmo atleta resolver começar seu ano competitivo na FEXERJ digamos que apenas no Campeonato Carioca Absoluto (Aberto) nos dias 13 e 14 de abril de 2013, poderá retardar o pagamento da TAA de 2013 até a véspera desse torneio.
Após efetuar o pagamento da TAA num determinado ano o atleta fica “habilitado”, podendo jogar todos os demais eventos oficiais da FEXERJ neste ano e só recolherá novamente esta taxa no ano seguinte, no caso do seu interesse.
O não pagamento da TAA não implica em desfiliação ou retirada da listagem de rating e registro. Apenas não habilita o atleta a participar da maioria dos eventos oficiais da FEXERJ no ano corrente.
2 – Isenções previstas da TAA
Atletas:
- Federados/não federados menores de 14 anos não pagam a TAA.
- Federados/não federados comprovadamente carentes de 14 a 18 anos não pagam a TAA, desde que por solicitação formal e documentada de seus clubes;
- Inativos;
- GM, MI, WGM e WMI.
Torneios que não exigem TAA quitada no ano corrente:
- Estaduais Interclubes A, B e C , de Blitz e de Rápidas da FEXERJ;
- Campeonatos internos dos clubes filiados à FEXERJ;
- Oficiais FEXERJ, desde que gratuitos; (Ver www.fexerj.org.br / Calendário)
- Qualquer outro torneio no âmbito do estado do RJ.
3 – Razão básica para a aplicação da TAA
Melhoria na qualidade de infraestrutura dos eventos oficiais da FEXERJ, via apoio direto dos principais interessados: Os atletas filiados ativos à FEXERJ!
Por MF Alberto Mascarenhas – Presidente da FEXERJ