MF Ricardo Teixeira conquistou neste sábado (22/02/14) seu quinto título de Campeão Carioca Absoluto, igualando-se ao lendário Octávio Trompovsky e ficando atrás apenas do também tijucano J. T Mangini (nove vezes).Terá ele fôlego para lá chegar? Esperamos que sim, mas só o tempo vai nos dizer!
Ver fotos em https://plus.google.com/photos/105390823209870829551/albums/5981157967809894129?authkey=CPDk4JDmqL2sCw
Ver a colocação final em http://www.chess-results.com/tnr124381.aspx?lan=10&art=1&rd=6&turdet=YES&flag=30&wi=984
Tivemos o MF Ricardo Teixeira isolado em 1o. com 5,5/6, seguido por Luiz Manzi (seu aluno!) com 5/6 e, num bloco de 4 enxadristas empatado com 4,5/6, mas em 3o. pelos critérios de desempate, o veterano MN Márcio Baeta! E parabéns aos 42 enxadristas que abrilhantaram o evento!
E o tempo nos faz recordar de grandes Campeonatos Cariocas do passado… Eventos muito mais concorridos que hoje e que foram se esvaindo na desqualificação contínua das condições de prática de xadrez em nosso estado.
A FEXERJ fez este ano um primeiro esforço no sentido de iniciarmos esta recuperação. Partidas com maior tempo de reflrexão e uso de relógios digitais em todas as mesas, infra básica boa e salão de jogo ideal (agradecimentos ao TTC pela parceria!), respeito aos horários e forte divulgação.
Num esforço extra, iniciado pelo MN Jorge Chaves e complementado pelo AE Selmo Bastos, teremos em breve o boletim pgn das partidas! Aguardem!
Em síntese, o modelo de torneio escolhido visou propiciar melhores perspectivas de desenvolvimento técnico aos participantes e não mais, pelo menos nas provas mais qualificadas da FEXERJ, impormos modelos com ritmo de tempo mais curto, visando celeridade e menores custos (e trabalho) aos organizadores.
Cabe à comunidade enxadrística do RJ fazer suas ponderações a respeito! E que participe em maior intensidade no próximo ano do Campeonato Carioca !!
Avancemos!
Alberto Mascarenhas
Presidente da FEXERJ