Ontem (08/10/2023) foi realizada, na Vila Olímpica de São João Meriti, os JERJ (Jogos Estudantis do Rio de Janeiro), a seletiva oficial para os JEBs (Jogos Escolares Brasileiros), este ano em Brasília/DF.
Foi um esforço conjunto e voluntário de alguns de atletas e dirigentes do xadrez fluminense, contando com o inestimável apoio da Prefeitura Municipal de São João de Meriti e da SEELJE (Secretaria Estadual de Esporte, Lazer e Juventude do Rio de Janeiro). A seletiva teve como Diretor do torneio, o Prof. Antonio Manoel Lima de Holanda, Diretor de Xadrez Escolar da FEXERJ; a arbitragem ficou a cargo do AI Marcelo Einhorn (Vice-Presidente Arbitral da FEXERJ), do AA Matheus Braga Dias (Vice-Presidente Técnico da FEXERJ), do nosso anfitrião, o AA Luziano Gomes Silva (da equipe de Assessoria de Projetos Sociais da FEXERJ), com auxílio do enxadrista da AFLUX Iago Henrique da Silva Souza.
Não podemos deixar de citar também o auxílio do Prof. Daniel Matos que coordenou o processo de inscrições, e alguns nomes como o do nosso Assessor de Projetos Sociais, Prof. Adão Rosendo Amorim, e sua esposa, a nossa querida Zenilda (Maria Zenilda dos Santos Amorim). Também devem ser citados: o Coordenador da Região da Baixada Fluminense, Prof. Josimar Barroso de Castro; o MF Rafael Ventura dos Santos, o Prof. João Luiz Souto de Oliveira, que através da Olébol conseguiu as premiações com troféus e medalhas, inclusive extras para U12 e U14 em cada naipe, dentre tantos outros que foram importantes para o sucesso do evento.
Houve pouquíssimo tempo para organizar o torneio e uma única data disponível. Contudo, o torneio foi um sucesso. Dezenas de crianças de 12 a 14 anos, dentre os quais, alguns dos melhores do Estado, entre federados e não federados (com surgimento de revelações), professores, pais e colaboradores, que cientes da necessidade, ajudaram no espetáculo, um torneio suíço em 6 rodadas no ritmo rápido (15min+5s).
Para aqueles que estiveram à frente da organização, foi exaustivo. Porém, fica a sensação do dever cumprido. Estiveram presentes o Secretário de Esporte e Lazer de São João de Meriti, Dinho Meriti; e o representante da SEELJE e Chefe da delegação do RJ, o arquiteto Joao Lucas Orsay, aos quais agradecemos pelo apoio para a realização do torneio.
Os dois primeiros de cada naipe classificaram-se em uma competição marcada pelo equilíbrio. Vitor Henrique Leopoldino Pessoa, aluno do Colégio Pentágono (filiado ao CXC) e Arthur Macedo Pereira, aluno da Escola Camões Pinochio (filiado ao CXMEIER) no masculino; Rafaela Martins Cardoso, aluna do Colégio Santa Mônica (filiada à AFLUX), bicampeã e que na véspera, se sagrou Campeã Estadual na modalidade) e Ana Jullya de Rezende Melo, aluna do GEO Rose Dalmaso de Teresópolis (não federada), todos com 5 pontos.
Arthur e Rafaela já nos representaram no ano passado aqui no Rio. Os técnicos serão, por escolha dentre os responsáveis dos atletas, o Prof. Josimar Barroso (Feminino) e o MF Rafael Ventura (Masculino).
Chess-Results:
Masculino: https://chess-results.com/tnr830132.aspx?lan=10&art=0&turdet=YES&flag=30
Feminino: https://chess-results.com/tnr830133.aspx?lan=10&art=0&turdet=YES&flag=30
Fotos do evento disponíveis no Google Drive: Clique aqui.